NOVA DEMOCRACIA - O 33º
A Nova Democracia é o 33.º partido a ser reconhecido pelo Tribunal Constitucional, depois do 25 de Abril de 1974.
O processo iniciou-se quase após o congresso democrata-cristão do ano passado, em que Manuel Monteiro tentou recuperar a liderança do CDS-PP, mas perdeu contra Paulo Portas.
Na ocasião, muitos dos seus aliados abandonavam consigo a militância. E a debandada deu lugar à formação de um movimento em torno das questões europeias.
O Movimento por uma Europa Nova ainda existe, mas encontra-se praticamente silenciado pelo processo em curso (iniciado ainda no ano passado) de formação de um novo partido: Partido da NOVA DEMOCRACIA.
Um partido que pretende ser diferente e tem a sede nacional no Porto. A outra é em Lisboa.
No dia 14 de Maio, Manuel Monteiro entregou, no Tribunal Constitucional (TC), as cinco mil assinaturas necessárias para o reconhecimento do que se tornaria no mais jovem partido português.
Cinco meses depois, já com 500 militantes, a Nova Democracia pretende rivalizar com formações políticas carregadas de história e com algumas pouco conhecidas dos portugueses.
A manter-se o propósito de concorrer às próximas europeias, a PND terá pela frente a força dos dois partidos anteriores ao 25 de Abril (PS e PCP), mas reconhecidos pelo TC em Janeiro de 1975, junto com o PSD, a Política XXI e o CDS-PP. E os outros partidos com assento parlamentar: os Verdes (1982) e o BE.
Ao todo, o TC já reconheceu 33 partidos. Mas, desses, sete já foram extintos: Partido Trabalhista (1975), Partido da Unidade Operária (1975), Grupos Dinamizadores de Unidade Popular (criados em 1976), do Movimento Independente pela Reconstrução Nacional (1979), da União de Esquerda para a Democracia Socialista, do Partido da Gente (1995) e do Partido Português das Regiões (1995).
O TC suspendeu a actividade de três partidos, que vão entrar em processo de extinção: Acção Social-Democrata Independente (1980), Força da Unidade Popular e Partido Comunista (Re)Construído (do mesmo ano).
Actualmente, existem 23 formações partidárias, além dos referenciados com assento parlamentar, do PND e da CDU: União Democrática Popular (1975), Partido da Democracia Cristã, PCTP-MRPP, Movimento Esquerda Socialista, Partido Popular Monárquico, Partido Socialista Revolucionário (1979), Partido Operário da Unidade Socialista, Partido Democrático do Atlântico, Frente Esquerda Revolucionária (1983), Partido Nacional Renovador (1985), Partido de Solidariedade Nacional (1989), Partido Humanista, Partido Movimento dos Doentes e Movimento o Partido da Terra (1993).
<< Home