ADRIANO MOREIRA
Decorrente da minha sincera admiração por Adriano Moreira e pelo facto de ter lido em alguns blogues apreciações menos favoráveis em relação ao mesmo, apresento aqui alguns dados sobre essa grande figura de referência dos meios político e universitário portugueses.
Adriano Moreira foi Delegado de Portugal à ONU (1957-59) e Ministro do Ultramar entre 1961 e1963. Por ter sido Ministro do Regime Salazarista viu os seus direitos políticos suspensos por decreto do MFA em 1974.
Volvidos três anos e recuperados os direitos políticos, foi convidado por Freitas do Amaral, Amaro da Costa e Rui de Oliveira a ingressar no CDS.
Em 1983 foi eleito presidente do Conselho Nacional e de 1986 a 1988 foi presidente do CDS, altura em que também foi vice-presidente da UEDC (União Europeia das Democracias Cristãs).
Desde 1978, então nas listas da AD (Aliança Democrática) e até 1995 foi deputado da A.R., altura em que decidiu abandonar a actividade político-partidária.
Este professor Catedrático é inquestionavelmente um dos homens mais consensuais, admirados e respeitados da cena política portuguesa. Possui uma vasta obra sobre política, direito e conjuntura portuguesa.
<< Home