quinta-feira, outubro 23, 2003

VÁRIOS PS's...

Confesso, enquanto observador atento do fenómeno político nacional, que sinto alguma tristeza por ver o rumo ( ou a falta dele ) do Partido Socialista.

Uma oposição forte e credível enriquece e fortalece o sistema democrático e neste momento, pese a boa vontade do dr. Francisco Louçã, não pode ser o BE a locomotiva dessa mesma oposição.

Por isso, enquanto cidadão português, espero que o PS aproveite esta trapalhada em que o "meteram" para fazer "reset", arrumar a casa e empenhar-se a 200% numa oposição que apresente alternativas sólidas a um governo de centro-direita que tem governado, a seu bel-prazer, exceptuando alguma incomodidade gerada pelos movimentos sindicais...aliás, não é em vão que se diz que tem mais poder, a figura do Secretário-geral da CGTP do que o líder do PCP!

Ao ver o PS de Ferro Rodrigues, Ana Gomes, Adão e Silva, Paulo Pedroso, Manuel Alegre, tenho cada vez mais saudades do PS de Guterres, Sócrates, Vitorino, Seguro, e Gama.

Sempre considerei ser um suicídio político, por parte de Ferro, reposicionar o PS à esquerda, porque considero que a única forma de reconquistar o poder passa por apelar ao eleitorado do centro, urbano e periurbano, aos jovens e às mulheres, coisa que não tem manifestamente sido feita.

Ocupar um espaço natural do PCP, e agora do BE, foi uma manobra sucidária com resultados desastrosos.

Não nos esqueçamos que Guterres deu duas vitórias ao PS em eleições legislativas, roçando a maioria absoluta; aliás, devo referir que me custa muita ver a ingratidão dos socialistas para com Guterres, parecendo que lhe foi lançado um anátema. Por quê?

Por último, neste momento só vejo um homem com capacidade de liderança, capaz de aglutinar todo o PS e de lançar as bases para um futuro risonho: António Vitorino.

Como este me parece indisponível que avance a outra alternativa válida: José Sócrates. E que voltemos a ter um partido socialista marcadamente social-democrata!


referer referrer referers referrers http_referer