quarta-feira, outubro 15, 2003

COBARDE!



Assim que a colega de blogosfera, Ana Anes, me propôs que utilizássemos este meio “virtual” que está na moda, para falar em uníssono sobre um tema sério, de imediato aceitei.

Primeiro, e mais importante, por respeito por quem sofre desta terrível doença;

Segundo, por respeito por quem se vê privado de um ente querido;

Terceiro, porque acredito que poderá ser uma pedrada no charco e um bom exemplo, utilizar vários blogues para sensibilizar a população para temas sérios, nomeadamente a que lê estes espaços virtuais;

Quarto, para provar que nem só de polémica ou humor vive a blogosfera;

Quinto, porque acredito na sinceridade e na bondade da ideia da Ana.


Tenho a sorte de não ter perdido alguém que me seja querido, por causa deste “demónio” mas tenho-me cruzado ao longo da vida com pessoas que ficaram privadas de entes queridos, ceifados por este flagelo…e cuja indelével dor não se consegue esconder nem apagar.

Obviamente, que me toca profundamente, o sofrimento de alguém que padece desta inexorável doença, mas permito-me ressalvar a minha particular solidariedade e simpatia para com a dor de crianças enfermas.

É um lugar-comum aquilo que vou escrever, mas que se “lixe”, é do fundo do coração que o escrevo:

- com que direito se tolhe a vida de uma criança, as suas ilusões, os seus sonhos, a sua inocência…que mal fez ela para que não possa ver o amanhã? É uma luta desigual e COBARDE! São vítimas indefesas!

Temos que fazer tudo o que nos seja possível para minimizar a dor de quem sofre e lutar sem descanso pela erradicação da leucemia!


Menciono a seguir autênticos heróis que não baixam os braços nesta corajosa batalha!

Associação Portuguesa Contra a Leucemia
Organização Portuguesa de Transplantação
Lusotransplante


Notas soltas

- 100 novos casos de leucemia por cada milhão de indivíduos em Portugal;

- “ É urgente criar um registo de dadores de médula”, segundo o Dr. Duarte Lima, advogado, ex-líder parlamentar do PSD e Vogal da Direcção da APCL;

- como não é possível rastrear esta doença, pois atinge a pessoa de um momento para o outro, um dos objectivos principais é a criação de um registo de dadores eficaz;

- em Portugal existem poucos dadores de medula (cerca de 1500 dadores).


O que é a leucemia?

A leucemia é uma doença maligna dos leucócitos (glóbulos brancos) e pode ser classificada em aguda ou crónicas. As causas não são hereditárias nem contagiosas. Por um processo não totalmente conhecido, uma das muitas células que dão origem aos leucócitos sofre uma alteração e passa a crescer de forma não controlada. Os sintomas mais frequentes resultam da diminuição dos elementos normais do sangue, o que se traduz, no aumento no risco e número de pneumonias e amigdalites, anemia e aparecimento de hemorragias.


referer referrer referers referrers http_referer